CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - 2011 -1º ANO DO ENSINO MÉDIO

01-02-2011 23:00

 ESCOLA ESTADUAL DEPUTADO “RENATO AZEREDO” – ANEXO-

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 2011 -1º ANO DO ENSINO MÉDIO

PROFESSORA: SÍLVIA LUCIANA DUARTE MACHADO

 

LÍNGUA PORTUGUESA

OBJETIVO

           A área tem como objetivo principal que o educando perceba o texto em sua função sociocomunicativa, por isso privilegia o estudo da estrutura das características e da finalidade de diversos gêneros textuais. Espera-se que ele interaja com o texto como seu interlocutor e, portanto, escolha entre as possibilidades da língua materna, as

formas apropriadas às diversas situações de comunicação. Como leitor, deseja-se que o aluno ouça, analise, interprete, avalie e critique as produções de fala e de escrita do outro; como produtor de texto, que expresse seu ponto de vista, com clareza e objetividade, considerando a situação comunicativa e o ponto de vista do interlocutor.

           

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS       

 

* Interpretação de textos de diferentes  gêneros

* Funções da linguagem

* Fato / Opinião                                                                        

* Estrutura das palavras

* Formação de palavras

* Divisão silábica

* Acentuação das palavras (de acordo com as mudanças ocorridas no  Novo Acordo Ortográfico)

* Ortografia

* Emprego do hífen ( de acordo com as mudanças o ocorridas no Novo Acordo)

* Morfologia (apresentação das classes morfológicas)

* Morfologia: artigo, pronome,  numeral,  adjetivo, advérbio

* Plural dos substantivos compostos

* Substantivos que mudam de significado ao mudarem de gênero;

* Concordância Nominal.

 

REDAÇÃO

OBJETIVO

A área tem como objetivo principal que o educando perceba o texto em sua função sociocomunicativa, por isso privilegia o estudo da estrutura das características e da finalidade de diversos gêneros textuais. Espera-se que ele interaja com o texto como seu interlocutor e, portanto, escolha entre as possibilidades da língua materna, as

formas apropriadas às diversas situações de comunicação. Como leitor, deseja-se que o aluno ouça, analise, interprete, avalie e critique as produções de fala e de escrita do outro; como produtor de texto, que expresse seu ponto de vista, com clareza e objetividade, considerando a situação comunicativa e o ponto de vista do interlocutor.

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

 

* Narração, descrição e dissertação.

Elementos constitutivos do texto narrativo:

* objetivo e ponto de vista;

* personagens;

* ações;

* narrador;

* enredo;

* tempo e espaço.

* Características da  notícia  e da narrativa ficcional.

*Elementos constitutivos do texto descritivo:

*objetivo;

* ponto de vista;

* linguagem descritiva;

* impressões sensoriais;

* enumeração.

* Descrição objetiva.

* Descrição subjetiva.

* Descrição estática.

* Descrição dinâmica.

Introdução ao estudo do texto dissertativo e suas principais características:

* Expositivo

* Argumentativo

* A argumentação

* Tipos de argumentação: por comparação, por ressalva, etc

* Informatividade e senso comum

* Intertextualidade na arte, na música e na literatura

* Temas de vestibulares (textos argumentativos-dissertativos)

 

LITERATURA

 

OBJETIVO

Em relação à Literatura, objetivam-se o desenvolvimento pelo gosto da leitura e a apreciação, da dimensão estética dos textos literários. É importante também que o aluno reconheça a literatura como forma de expressão estética de sentimentos humanos e valores sociais, produto de um trabalho do homem historicamente situado.

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

 

Teoria literária

* Figuras de Linguagem

* O texto literário

Gêneros literários

* Lírico

* 3.2. Narrativo

* 3.3. Dramático

Historiografia literária

* Trovadorismo

* Humanismo

* Classicismo

* Quinhentismo

* Barroco português

* Barroco brasileiro

* Neoclassicismo português

* Neoclassicismo brasileiro