CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - 2011- 2ºANO DO ENSINO MÉDIO
ESCOLA ESTADUAL DEPUTADO “RENATO AZEREDO” – ANEXO -
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA – 2011- 2ºANO DO ENSINO MÉDIO
PROFESSORA: SÍLVIA LUCIANA DUARTE MACHADO
LÍNGUA E LINGUAGEM
OBJETIVO
A área tem como objetivo principal que o educando perceba o texto em sua função sociocomunicativa, por isso privilegia o estudo da estrutura das características e da finalidade de diversos gêneros textuais. Espera-se que ele interaja com o texto como seu interlocutor e, portanto, escolha entre as possibilidades da língua materna, as formas apropriadas às diversas situações de comunicação. Como leitor, deseja-se que o aluno ouça, analise, interprete, avalie e critique as produções de fala e de escrita do outro; como produtor de texto, que expresse seu ponto de vista, com clareza e objetividade, considerando a situação comunicativa e o ponto de vista do interlocutor.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
* Interpretação de textos de diferentes gêneros;
* Funções da linguagem;
* Fato / Opinião;
* Revisão das classes morfológicas;
* Verbos: tempos do presente, do pretérito perfeito imperfeito, do futuro (todos do indicativo)
* Verbos: regulares, irregulares, abundantes, defectivos, anômalos;
* Análise sintática: sujeito / predicado, transitividade dos verbos, pronome-objeto, adjunto adnominal / complemento nominal, aposto / vocativo, tipos de predicado;
* Vozes verbais
* Funções do pronome se;
* Oração subordinada: substantiva, adjetiva.
REDAÇÃO
OBJETIVO
A área tem como objetivo principal que o educando perceba o texto em sua função sociocomunicativa, por isso privilegia o estudo da estrutura das características e da finalidade de diversos gêneros textuais. Espera-se que ele interaja com o texto como seu interlocutor e, portanto, escolha entre as possibilidades da língua materna, as formas apropriadas às diversas situações de comunicação. Como leitor, deseja-se que o aluno ouça, analise, interprete, avalie e critique as produções de fala e de escrita do outro; como produtor de texto, que expresse seu ponto de vista, com clareza e objetividade, considerando a situação comunicativa e o ponto de vista do interlocutor.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
O relato: diário pessoal: a presença da descrição e da dissertação
*O relato: relatório
O texto narrativo
* Elementos da narrativa:
A) Organização do enredo linear e do enredo não-linear
B) Discurso direto, indireto e indireto-livre
C) Tipos de narrador
D) Personagens
E) Tempo cronológico e psicológico.
O texto dissertativo.
* Tipos de parágrafos de introdução.
* Dissertação expositiva e argumentativa.
* Descrever e dissertar.
* Narrar e dissertar.
* Técnicas de argumentação
* A carta argumentativa
* Características da carta
* Diferenças entre a carta-argumentativa e o texto dissertativo argumentativo
* A máscara na carta Informatividade e senso comum
Paralelismo
Editorial
* Artigo de opinião
* Temas de vestibulares
* Serão trabalhos três livros ( um por trimestre) solicitados na lista de materiais:
LITERATURA
OBJETIVO
Em relação à Literatura, objetivam-se o desenvolvimento pelo gosto da leitura e a apreciação, da dimensão estética dos textos literários. É importante também que o aluno reconheça a literatura como forma de expressão estética de sentimentos humanos e valores sociais, produto de um trabalho do homem historicamente situado.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Teoria literária
*Figuras de linguagem (revisão)
*Funções da linguagem
* Historiografia literária
* Romantismo português
* Romantismo brasileiro
* Realismo português
* Realismo \ Naturalismo brasileiro
* Parnasianismo
* Simbolismo português
* Simbolismo brasileiro
* Pré-Modernismo
* Leitura dirigida e análise de obras literárias