CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - 2011- 2ºANO DO ENSINO MÉDIO

01-02-2011 23:00

 ESCOLA ESTADUAL DEPUTADO “RENATO AZEREDO” – ANEXO -

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA – 2011-  2ºANO DO ENSINO MÉDIO

PROFESSORA: SÍLVIA LUCIANA DUARTE MACHADO

 

LÍNGUA E LINGUAGEM

OBJETIVO

            A área tem como objetivo principal que o educando perceba o texto em sua função sociocomunicativa, por isso privilegia o estudo da estrutura das características e da finalidade de diversos gêneros textuais. Espera-se que ele interaja com o texto como seu interlocutor e, portanto, escolha entre as possibilidades da língua materna, as formas apropriadas às diversas situações de comunicação. Como leitor, deseja-se que o aluno ouça, analise, interprete, avalie e critique as produções de fala e de escrita do outro; como produtor de texto, que expresse seu ponto de vista, com clareza e objetividade, considerando a situação comunicativa e o ponto de vista do interlocutor.

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

 

* Interpretação de textos de diferentes gêneros;

* Funções da linguagem;

* Fato / Opinião;

* Revisão das classes morfológicas;

* Verbos:  tempos do presente, do pretérito perfeito  imperfeito, do futuro (todos do indicativo)

* Verbos: regulares, irregulares, abundantes, defectivos, anômalos;

*   Análise sintática: sujeito  /  predicado,   transitividade dos verbos, pronome-objeto, adjunto adnominal / complemento nominal, aposto / vocativo, tipos de predicado;

* Vozes verbais

* Funções do pronome se;

* Oração subordinada:  substantiva, adjetiva.

REDAÇÃO

 

OBJETIVO

 

A área tem como objetivo principal que o educando perceba o texto em sua função sociocomunicativa, por isso privilegia o estudo da estrutura das características e da finalidade de diversos gêneros textuais. Espera-se que ele interaja com o texto como seu interlocutor e, portanto, escolha entre as possibilidades da língua materna, as formas apropriadas às diversas situações de comunicação. Como leitor, deseja-se que o aluno ouça, analise, interprete, avalie e critique as produções de fala e de escrita do outro; como produtor de texto, que expresse seu ponto de vista, com clareza e objetividade, considerando a situação comunicativa e o ponto de vista do interlocutor.

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

 

O relato: diário pessoal: a presença da descrição e da dissertação

*O relato: relatório

O texto narrativo

* Elementos da narrativa:

A) Organização do enredo linear e do enredo não-linear

B) Discurso direto, indireto e indireto-livre

C) Tipos de narrador

D) Personagens

E) Tempo cronológico e psicológico.

O texto dissertativo.

* Tipos de parágrafos de introdução.

* Dissertação expositiva e argumentativa.

* Descrever e dissertar.

* Narrar e dissertar.

* Técnicas de argumentação

* A carta argumentativa

* Características da carta

* Diferenças entre a carta-argumentativa e o texto dissertativo argumentativo

* A máscara na carta Informatividade e senso comum

Paralelismo

Editorial

* Artigo de opinião

* Temas de vestibulares

* Serão trabalhos três livros ( um por trimestre) solicitados na lista de materiais:

 

LITERATURA

 

OBJETIVO

 

Em relação à Literatura, objetivam-se o desenvolvimento pelo gosto da leitura e a apreciação, da dimensão estética dos textos literários. É importante também que o aluno reconheça a literatura como forma de expressão estética de sentimentos humanos e valores sociais, produto de um trabalho do homem historicamente situado.

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

 

Teoria literária

*Figuras de linguagem (revisão)

*Funções da linguagem

* Historiografia literária

* Romantismo português

* Romantismo brasileiro

* Realismo português

* Realismo \ Naturalismo brasileiro

* Parnasianismo

* Simbolismo português

* Simbolismo brasileiro

* Pré-Modernismo

* Leitura dirigida e análise de obras literárias