CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - 2011 - 3º ANO DO ENSINO MÉDIO- 2011
ESCOLA ESDATUAL DEPUTADO “RENATO AZEREDO” - ANEXO -
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE PORTUGUÊS - 3º ANO DO ENSINO MÉDIO- 2011
PROFESSORA: SÍLVIA LUCIANA DUARTE MACHADO
LÍNGUA E LINGUAGEM
OBJETIVO
A área tem como objetivo principal que o educando perceba o texto em sua função sociocomunicativa, por isso privilegia o estudo da estrutura das características e da finalidade de diversos gêneros textuais. Espera-se que ele interaja com o texto como seu interlocutor e, portanto, escolha entre as possibilidades da língua materna , as formas apropriadas às diversas situações de comunicação. Como leitor, deseja-se que o aluno ouça, analise, interprete, avalie e critique as produções de fala e de escrita do outro; como produtor de texto, que expresse seu ponto de vista, com clareza e objetividade, considerando a situação comunicativa e o ponto de vista do interlocutor.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
* Interpretação de texto s de diferentes gêneros;
* Funções da linguagem;
* Fato / Opinião;
* Estrutura das palavras;
* Formação de palavras;
* Concordância nominal / concordância verbal;
* Acentuação das palavras (de acordo com as mudanças ocorridas no Novo Acordo);
* Ortografia;
* Emprego do hífen ( de acordo com as mudanças ocorridas no Novo Acordo);
*Morfologia (apresentação das classes morfológicas);
* Morfologia : artigo, pronome, numeral, adjetivo, advérbio;
* Verbos: tempos do presente, tempos do pretérito perfeito, pretérito imperfeito, futuro (indicativo) Ü Verbos: regulares, irregulares, abundantes, defectivos, anômalos;
* Análise sintática: sujeito / predicado, transitividade dos verbos, pronome-objeto, adjunto adnominal / complemento nominal, aposto / vocativo, tipos de predicado;
* Vozes verbais;
* Funções do pronome se;
* Oração subordinada: substantiva, adjetiva, adverbial;
* Oração coordenada.15
REDAÇÃO
OBJETIVO
A área tem como objetivo principal que o educando perceba o texto em sua função sociocomunicativa, por isso privilegia o estudo da estrutura das características e da finalidade de diversos gêneros textuais. Espera-se que ele interaja com o texto como seu interlocutor e, portanto, escolha entre as possibilidades da língua materna , as formas apropriadas às diversas situações de comunicação. Como leitor, deseja-se que o aluno ouça, analise, interprete, avalie e critique as produções de fala e de escrita do outro; como produtor de texto, que expresse seu ponto de vista, com clareza e objetividade, considerando a situação comunicativa e o ponto de vista do interlocutor.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Revisão
* Texto Dissertativo
* Delimitação do tema
* A linguagem dissertativa
* As características do texto dissertativo-argumentativo
* Tipos de introdução
* O desenvolvimento: Tipos de argumentação/ Continuidade e Progressão
* A conclusão
*A carta dissertativa
* Estrutura e elementos da carta
* A máscara na carta16
*Coerência e coesão textuais
* A redação no Enem
* Critérios de correção do Enem
* Critérios de avaliação de outros vestibulares
*Temas de vestibulares e atualidades são trabalhados durante todo o ano.
* Textos de alunos que tiraram nota dez nos principais vestibulares
LITERATURA
OBJETIVO
Em relação à Literatura, objetivam-se o desenvolvimento pelo gosto da leitura e a apreciação, da dimensão estética dos textos literários. É importante também que o aluno reconheça a literatura como forma de expressão estética de sentimentos humanos e valores sociais, produto de um trabalho do homem historicamente situado.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
*Teoria literária (revisão)
* Figuras de Linguagem
* O texto literário
*Os gêneros literários
* Lírico
* Narrativo
* Dramático
*Funções da linguagem
*Historiografia literária (revisão)
* Trovadorismo
* Humanismo
* Classicismo
* Quinhentismo
* Barroco português
* Barroco brasileiro
* Neoclassicismo português
* Neoclassicismo brasileiro
* Romantismo português
* Romantismo brasileiro
* Realismo português
* Realismo/Naturalismo no Brasil
* Parnasianismo
* Simbolismo português
* Simbolismo brasileiro
* Vanguardas européias
* Pré-Modernismo
* Modernismo português
* Modernismo brasileiro
* Produções contemporâneas