CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - 2011 - 3º ANO DO ENSINO MÉDIO- 2011

01-02-2011 23:00

 ESCOLA ESDATUAL DEPUTADO “RENATO AZEREDO” - ANEXO - 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE PORTUGUÊS - 3º ANO DO ENSINO MÉDIO- 2011

PROFESSORA: SÍLVIA LUCIANA DUARTE MACHADO

LÍNGUA E LINGUAGEM

 

OBJETIVO

A área tem como objetivo principal que o educando perceba o texto em sua função sociocomunicativa, por isso privilegia o estudo da estrutura das características e da finalidade de diversos gêneros textuais. Espera-se que ele interaja com o texto como seu interlocutor e, portanto, escolha entre as possibilidades da língua materna , as formas apropriadas às diversas situações de comunicação. Como leitor, deseja-se que o aluno ouça, analise, interprete, avalie e critique as produções de fala e de escrita do outro; como produtor de texto, que expresse seu ponto de vista, com clareza e objetividade, considerando a situação comunicativa e o ponto de vista do interlocutor.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

* Interpretação de texto s de diferentes  gêneros;

* Funções da linguagem;

* Fato / Opinião;

* Estrutura das palavras;

* Formação de palavras;

* Concordância nominal / concordância verbal;

* Acentuação das palavras (de acordo com as mudanças ocorridas no  Novo Acordo);

* Ortografia;

* Emprego do hífen (  de acordo com as mudanças ocorridas no Novo Acordo);

*Morfologia (apresentação das classes morfológicas);

* Morfologia : artigo, pronome, numeral, adjetivo, advérbio;

* Verbos: tempos do presente, tempos do pretérito perfeito, pretérito imperfeito, futuro (indicativo) Ü Verbos: regulares, irregulares, abundantes, defectivos,  anômalos;

* Análise sintática: sujeito / predicado, transitividade dos verbos,  pronome-objeto, adjunto adnominal / complemento nominal, aposto / vocativo, tipos de predicado;

* Vozes verbais;

* Funções do pronome se;

* Oração subordinada: substantiva, adjetiva, adverbial;

* Oração coordenada.15

 

REDAÇÃO

 

OBJETIVO

A área tem como objetivo principal que o educando perceba o texto em sua função sociocomunicativa, por isso privilegia o estudo da estrutura das características e da finalidade de diversos gêneros textuais. Espera-se que ele interaja com o texto como seu interlocutor e, portanto, escolha entre as possibilidades da língua materna , as formas apropriadas às diversas situações de comunicação. Como leitor, deseja-se que o aluno ouça, analise, interprete, avalie e critique as produções de fala e de escrita do outro; como produtor de texto, que expresse seu ponto de vista, com clareza e objetividade, considerando a situação comunicativa e o ponto de vista do interlocutor.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Revisão

* Texto Dissertativo

* Delimitação do tema

* A linguagem dissertativa

* As características do texto dissertativo-argumentativo

* Tipos de introdução

* O desenvolvimento: Tipos de argumentação/ Continuidade e Progressão

* A conclusão

*A carta dissertativa

* Estrutura e elementos da carta

* A máscara na carta16

*Coerência e coesão textuais

* A redação no Enem

* Critérios de correção do Enem

* Critérios de avaliação de outros vestibulares

*Temas de vestibulares e atualidades são trabalhados durante todo o ano.

* Textos de alunos que tiraram nota dez nos principais vestibulares

 

 

LITERATURA

OBJETIVO

Em relação à Literatura, objetivam-se o desenvolvimento pelo gosto da leitura e a apreciação, da dimensão estética dos textos literários. É importante também que o aluno reconheça a literatura como forma de expressão estética de sentimentos humanos e valores sociais, produto de um trabalho do homem historicamente situado.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

*Teoria literária (revisão)

* Figuras de Linguagem

* O texto literário

*Os gêneros literários

* Lírico

* Narrativo

* Dramático

*Funções da linguagem

*Historiografia literária (revisão)

* Trovadorismo

* Humanismo

* Classicismo

* Quinhentismo

* Barroco português

* Barroco brasileiro

* Neoclassicismo português

* Neoclassicismo brasileiro

* Romantismo português

* Romantismo brasileiro

* Realismo português

* Realismo/Naturalismo no Brasil

* Parnasianismo

* Simbolismo português

* Simbolismo brasileiro

* Vanguardas européias

* Pré-Modernismo

* Modernismo português

* Modernismo brasileiro

* Produções contemporâneas